Sabemos que o assunto sustentabilidade já é realidade no mundo empresarial. Em consequência disso, a Eco Mármore vem buscando opções de melhorar a qualidade de sua produção e conseguir um melhor aproveitamento de resíduos e rejeitos. Contribuir com desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente, para que eles se mantenham no futuro, é o objetivo da Eco Mármore.
Assim, em 17 de Agosto de 2018 a Eco Mármore esteve presente no Senai/Cimatec em Salvador, para participar o Workshop Bege Bahia Sustentável.
O evento aconteceu durante toda a tarde e teve a participação de Produtores do Bege Bahia, Profissionais da área de pesquisa da Universidade Federal do Estado da Bahia, Universidade Estadual do Estado da Bahia, Engenheiros, Arquitetos, o Artista plástico Bel Borba, Representantes de Gestão Pública , Representantes da Assobege, Simagran, Departamento Nacional de Produção Mineral e Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
O foco do evento foi a Sustentabilidade na produção do Bege Bahia. Produção mais limpa, aproveitamento de rejeitos e reutilização dos resíduos.
Durante o evento, Luis Alberto Breda, diretor Adjunto de Tecnologia e Inovação do SENAI Cimatec, convocou os participantes para identificação de novas formas e aplicações do refugo. “Não estamos em busca de soluções antigas, mas de novas possibilidades de reaproveitar o pó e o bloco”, disse o executivo.
Na produção do Mármore Bege Bahia, parte da produção é aproveitada e o restante é refugo. A ideia é, no entanto, tornar toda a cadeia sustentável, gerando aproveitamento de toda a produção.
Alguns dos produtos viáveis a partir do aproveitamento do refugo são cerâmicas, filer asfáltico, fertilizante e corretor para o solo, de acordo com Francisco Freire, Especialista em Processos Químicos, Petroquímicos e Refino do SENAI Cimatec. “Há diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado que destacam as vantagens de se utilizar o refugo oriundo da manipulação de pedras ornamentais. A questão agora é desenvolver uma forma exequível para a reutilização dos resíduos”, argumenta Freire.
A Eco Mármore Bege Bahia tem total interesse numa produção “mais limpa” e já percebemos que seguindo este parâmetro, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
Há cerca de um ano já estamos focando na produção de mini revestimentos, que são produtos preparados de aproveitamos de mármore que antes não tinham destinação. Hoje já temos no nosso portfólio de produtos, os revestimentos, mine ladrilhos para mosaicos, tijolinho, brita, seixo rolado , todos produtos em Bege Bahia , preparados de pedras de sobras e rejeitos.
O evento do Senai/Cimatec nos trouxe ainda novas idéias e projetos. Estaremos caminhando junto com essa instituição, em busca constante por uma gestão e desenvolvimento sustentável. Esse é o nosso foco!