logo eco marmore bege bahia horizontal cinza

Mármore ou Granito – Como usar no seu projeto?

Mármore ou Granito – Como usar no seu projeto?

Os Mármores e os Granitos são rochas naturais de beleza rara. São inúmeras as cores, tons, veios, movimentos e visuais, ofertando ao mercado, uma infinidade de possibilidades de uso na construção e decoração.

Usados ao longo dos séculos como materiais que caem bem em qualquer estilo, o mármore e o granito garantem elegância e personalizam os ambientes. Além da beleza, a resistência e durabilidade das rochas ornamentais são as principais qualidades, que as colocam entre as favoritas no quesito acabamento.

É possível encontrar no mercado uma grande variedade de cores de mármores e granitos. Desde tons claros a escuros, o que facilita a escolha que mais harmoniza com o estilo do seu projeto. Preto, branco, bege, cinza, amarelo, rosa, verde, vermelho, marrom, azul são algumas da ampla variedade de cores das rochas naturais.

Os mármores e granitos se diferenciam pela composição, cores e peso, o que é positivo, visto que, assim, oferece ao público comprador, uma gama de opções, de acordo com cada construção.

As rochas ornamentais podem ser aplicadas em obras de diversas maneiras, basta usar a criatividade. Os arquitetos e designs de interiores são grande incentivadores do uso dos mesmos, visto que aliam a beleza natural a nobreza milenar.  Piso, revestimento de parede, bancadas de cozinha e lavabos, revestimentos de lareiras, aparador, tampo de mesa, revestimentos de colunas, bordas de piscina, deck de piscina, fachadas, são algumas das possibilidades.

A definição de qual rocha usar vai de acordo com o perfil de cada projeto. Projeto residencial, comercial? Esse é o primeiro item que deve ser avaliado.  Projeto comercial de clínica médica ou odontológica, por exemplo, exige uso de cores e tons claros. Assim, opte por Mármores e Granitos que levem a esse resultado.  Projeto residencial de apartamento, casa, imóvel urbano, de praia ou de fazenda? Adequar o uso dos mármores e granitos a realidade do empreendimento é o caminho mais assertivo.

Nos projetos urbanos grande maioria opta por rochas no acabamento brilhoso. Em imóveis de fazenda ou praia, as rochas com acabamentos rústicos são mais indicadas, principalmente porque se adequam mais, escorregam menos e se acomodam a realidade de manutenção de limpeza em ambientes com mais poeira e umidade.

Enfim, após a análise detalhada do projeto de construção ou reforma, características e perfil do empreendimento/imóvel, partimos para adequar o uso das rochas ornamentais de forma que valorize e agregue valor a obra.

Revestimento de Parede / Painéis / Mosaicos

Não é de hoje que o mármore e o granito figuram entre os revestimentos preferidos para compor ambientes. Trata-se de um revestimento milenar, que além dos veios característicos e diferentes variações de cores que o mármore apresenta, ele também é versátil e se adéqua bem a diversos tipos de decoração.

É possível instalar o mármore e granito como revestimento de paredes, assim como, também, pode-se utilizá-los em painéis, mosaicos e composições 3D, que estão sendo bem especificados.

Quando falamos em revestimento de paredes, colunas e fachadas, vamos alertar que os mármores são mais leves e por isso, bem indicados para essa finalidade. O mármore Bege Bahia, por exemplo, possui ainda a característica de ser atérmico, o que dá um conforto de não esquentar ao sol.  Vale ressaltar que qualquer projeto de revestimento, quando aplicado aliado ao um projeto de iluminação estruturado, vai valorizar muito o seu imóvel e destacar ainda mais o resultado final da obra.

Quando citamos também revestimento em áreas externas, ressaltando que os produtos impermeabilizantes para rochas ornamentais, ampliam a durabilidade e resistência de rochas que serão expostos ao tempo, sol e chuva constantemente. Existem vária empresas que comercializam impermeabilizantes específicos para rochas ornamentais no mercado.

Existem diversas tonalidades e texturas de mármores e granitos, que permitem que você encontre uma cor ou padrão perfeito para combinar com qualquer sala, lobby, banheiro ou cozinha. Podemos encontrar no mercado materiais nos acabamentos bruto/natural, anticato, levigadoapicoadoescovado e polido resinado cristalizado. Cada acabamento leva a um resultado visual diferente, além de que, em alguns casos, a escolha não é definida apenas pelo visual, mas pela praticidade e adequação a realidade do dia a dia do imóvel.

Em revestimento de paredes podem ser usadas as rochas em recortados grandes, normalmente em formatos retangulares. Os recortados em tamanhos grandes dão imponência e sofisticação a qualquer imóvel. Os recortados pequenos dão uma variedade infinita de aplicações, possibilitando traçados variados no ato do assentamento.

A decoração com peças personalizadas está conquistando cada vez mais adeptos. Criações únicas de pequenos fragmentos de rochas ornamentais,   têm feito sucesso em áreas externas e internas. Um novo conceito de decoração, com  a exclusivamente dos painéis, mosaicos e montagens 3D traz um resultado belíssimo, além da elegância do resultado das peças artesanais.

Pisos de Mármores e Granitos

Ao utilizar o mármore ou granito no piso, você terá resistência, qualidade e beleza associado a um ótimo custo beneficio.  Ideal para pisos de áreas internas e externas, comerciais e residenciais. Uma ótima opção para quem procura facilidade de manutenção, durabilidade e ainda valorização para o ambiente, disponível em várias cores e tamanhos. Ao aplicar rochas naturais no piso do seu imóvel, você terá um diferencial de beleza e nobreza, valorizado mundialmente.

Atualmente, estão bem valorizados os pisos de rochas ornamentais em grandes peças como nos tamanhos 1,20 x 1,20, e 1,30 x 1,30. Placas de pisos maiores podem dar a sua casa com uma sensação maior amplitude, especialmente se forem aplicadas peças de cor bege, gelo ou branco, por exemplo. Muito usadas em ambientes para entretenimento ou para relaxamento e lazer.  Na aplicação de pisos em tamanhos maiores, a quantidade de juntas com rejunte é menor, o que acumula menos sujeira também.

As peças em mármore e granitos no tamanho 80 x 80 ainda são as mais pedidas porque aliam beleza, facilidade de assentamento e bom custo benefício. São peças intermediárias em tamanho, que facilitam o transporte, e ainda dão grande nobreza aos ambientes, por se tratar de rochas ornamentais.

Ainda existem também, em pequena escala, aqueles que escolhem os tamanhos menores, 40×40, 30×30, por se tratar de um custo benefício bem atrativo.

Cores de Pisos de Mármores e Granitos

Bege e Branco – Cores neutras que transmitem calma e passividade. Excelente também para usar em empreendimentos da área de saúde.

Preto – Cor clássica, é considerado o tom mais escuro possível. Na decoração, é excelente para criar contrastes ou adicionar um toque de ousadia.

Cinza -. Essa cor é conservadora, neutra e imparcial. Por não chamar tanta atenção para si, é perfeita como base para tons ou elementos mais atraentes.

Marrom – É uma das tonalidades mais agradáveis para o homem, pois transmite conforto, calor e praticidade.

Vale ressaltar que o uso de cores claras de mármores e granitos deixam os ambientes mais abertos e facilitam harmonização do espaço com um todo.

Móveis e Detalhes em Mármores e Granitos

Além do uso dos mármores e granitos em pisos e revestimentos, podemos usá-los também em alguns detalhes que dão charme e elegância na composição dos ambientes.

Imagine a presença que uma belíssima mesa de jantar com tampo em mármore e base de madeira podem fazer na sua sala? Ou então uma imponente e elegante estrutura com tampo de vidro? E o esplendor de uma mesa feita toda em mármore e granito? Móveis de rochas ornamentais são um verdadeiro luxo e fazem contrapeso na decoração, imprimindo elegância e robustez.

Apesar do mármore ser muito utilizado para revestimentos, cozinhas e pisos, é possível utilizá-lo de diversas outras formas. Vamos apresentar tendências de uso da pedra para acabamentos em móveis como mesas de centro, banheiras, luminárias e outros diversos móveis de mármore.

Um dos móveis mais comuns de se encontrar o mármore são as mesas. Desde muito tempo, as mesas possuíam o tampão de madeira, granito ou mármore. No entanto, atualmente este mobiliário é feito com mármore trabalhado, podendo ser encontrado em diferentes cores, espessuras, tamanhos e estilos. A variedade de mesas é muito grande, para uso em salas de jantar, salas de estar, como apoio ou aparador, entre outros.

Uma lareira em mármore ou granito proporciona um toque de elegância em qualquer sala de estar. Um granito preto polido oferece uma estética limpa e sofisticada. Já os mármores, podem ser usados para oferecer um ambiente clean e requintado.

O uso de móveis de granito ou de mármore levam a uma variedade de padrões e inspiram classe e elegância. Os móveis de rochas são mais resistentes, consequentemente significando uma durabilidade maior.  Essa característica de dureza dos móveis de granito e mármores é perfeita para ser aproveitada em locais sujeitos a impactos e de uso mais intenso.

Como Decorar com Móveis de Rochas Ornamentais

Pedras nobres nunca caírem em desuso, elas possuem o poder de tirar qualquer espaço da monotonia e trazer vida nova ao décor. Presentes em ambientes comerciais e residenciais, móveis de mármores e granito podem ser combinados nos mais variados ambientes, exalando originalidade e bom gosto.

Quanto à manutenção dessas pedras, o processo é simples, porém, importante para manter sua beleza e durabilidade. A limpeza deve ser feita com pano úmido, depois seco. Se necessário, aplicar detergente neutro. No caso de mancha, só aplicar produto de limpeza especializado em rochas ornamentais. Nunca usar produtos químicos fortes, como água sanitária e limpadores multiuso.

Você pode aplicar mármores e granitos em jardins, varandas e áreas de piscina, porém, é importante lembrar, que se deve consultar um profissional capacitado para orientá-lo sobre impermeabilização e acabamento especifico antiderrapante. Aproveitar a sensibilidade e experiência dos arquitetos e designs de interiores é sempre aconselhável.

As rochas ornamentais possibilitam transformar a área externa em uma bela área de lazer, além de valorizar ainda mais seu patrimônio. O mármore Bege Bahia, por exemplo, é atérmico, não esquenta ao sol, assim, bem indicado para borda de piscina no acabamento escovado e deck de piscina no levigado e escovado.

O mármore e granito se destacam por serem rochas com um investimento mais baixo se comparadas com outros tipos de pedras, como as industrializadas.

Finalizando e respondendo a pergunta inicial de como usar os mármores e granitos no seu projeto, indicamos:

– Analise o perfil do seu projeto. Imóvel comercial, residencial, apartamento, casa de praia, de fazenda?

– Adeque o uso das rochas ornamentais a realidade da sua obra. No caso de piso e revestimento, escolha o acabamento que seja mais prático e seguro ao dia a dia do seu imóvel. Um acabamento liso e brilhante ou um acabamento fosco e antiderrapante. No nosso site temos o detalhamento de todos os acabamento e sugestões de como usá-los. Segue o link.

– Se você já escolheu os pisos e revestimentos em Mármore e Granitos, lembre-se que podemos aplicar as rochas também em outros detalhes da decoração.

– Se possível, procure um profissional especializado para ajudar no seu projeto. Tenha certeza que você terá grande ganho.

– Faça um projeto de iluminação estruturado, que valorize as rochas que você usou. A iluminação enobrece ainda mais a nobreza dos Mármores e Granitos.

Categorias

Posts Recentes

Marmo Fresato: Um lançamento da Eco

Estamos entusiasmados em apresentar o Marmo Fresato, a mais recente inovação da Eco Mármore. Este revestimento exclusivo redefine a elegância

Ensinamentos que a pandemia trouxe para

Grandes mudanças estão acontecendo no mundo depois da Covid-19. Assim, percebe-se a necessidade de mudar o conceito de projetar certos

Origem do Travertino

O Travertino tem origem na cidade de Tivoli, na Itália, sendo uma das primeiras regiões a investir na extração desse