A área de lazer de uma casa ou apartamento precisar ser um espaço agradável, aconchegante e muito bem montado, visto que tende a receber pessoas em quantidade.
Alguns elementos sempre são bem-vindos na área de lazer: Ventilação, luminosidade natural, área gourmet com churrasqueira, piscina, área verde, madeira e rochas naturais, que trazem harmonia para um canto de relax que acolhe tanto os adultos, quanto as crianças. Geralmente construída no fundo do terreno ou em varandas de apartamentos, com a finalidade de ser usado para fins de recreação e lazer nos finais de semana, a noite, em feriados prolongados e outras situações. Não existe necessariamente um modelo padrão para se fazer a sua área de lazer, tudo dependerá do espaço que você tem, de quanto você pretende gastar para construir e naturalmente o propósito o qual você tem para usar naquele ambiente.
Focando em como melhor aplicar as rochas naturais na sua área de Lazer vamos abordar:
Piscina
A piscina é um elemento bem importante da área de lazer e alguns aspectos devem ser analisados. Tamanho da mesma, profundidade e local onde será instalada. Lembre-se que quanto maior e mais profunda a piscina, maior será também o seu custo de manutenção. Se existe criança pequena em casa, cuidado com a profundidade. Algumas peças chaves hoje modernizam as piscinas, como iluminação, saída pra hidromassagem, prainha, área rasa e cascata.
Quanto as rochas naturais, indicamos usá-las na borda da piscina. Sempre no acabamento antiderrapante, visto que área molhada requer essa condição para evitar quedas.
A borda da piscina é o revestimento que envolve o seu perímetro e na maioria das vezes, além de ser útil, também torna a aparência do ambiente mais atraente. Diversos materiais com diferentes estilos e características podem ser encontrados, basta você escolher o que se encaixa melhor com o seu estilo e necessidade. Borda suspensa, infinita, borda na altura do deck, são algumas das opções. Nossa dica é usar o mármore ou granito no acabamento escovado ou anticato. Ambos são acabamentos antiderrapantes rústicos e mantem a beleza natural da rocha.
Se você optar por uma borda de cor escura, opte pelos granitos e se deseja a sua borda de cor clara, existem algumas opções em mármores. O Mármore Bege Bahia é muito usado em borda de piscina e sua tonalidade de cor faz um casamento perfeito com um deck de madeira.
Lembre-se que toda piscina pede um chuveirão e as rochas naturais caem muito bem também para essa área de banho. Para a parede do chuveirão sugerimos um mosaico de rochas, mármore ou granitos recortados retangulares com frisos ou até mesmo uma montagem de peças grandes. Abuse na criatividade da parede do chuveirão. Essa área é um adorno da sua área de lazer dá um charme a piscina também. Para o piso do chuveirão, um piso em mármore ou granito antiderrapante é o ideal.
Área Gourmet
As áreas e espaços gourmet são o sonho de consumo para quem vai comprar um novo apartamento e para quem planeja a construção ou a ampliação de uma residência. Estes espaços se popularizaram nos últimos anos, principalmente por ter um apelo de integração e convivência dos moradores com amigos, familiares e convidados.
As rochas naturais dão um toque de rusticidade que uma área gourmet pede. Podemos usar no piso em mármore ou granito rústico fosco, de preferência de cor clara. No revestimento de parede indicamos o tijolinho de Bege Bahia, que combina muito com esse ambiente. Normalmente as áreas gourmets também tem um balcão e uma bancada de pia. Em ambos podemos usar as rochas naturais, que são duráveis e darão um toque de beleza.
Os espaços gourmet também reforçam a convivência e proporcionam um conforto maior, comportando um número grande de convidados, devido ao seu espaço mais amplo. As rochas na área de lazer podem ser assentadas uma a uma como revestimento de pisos ou paredes internas e pilares externos. É mais uma maneira de quebrar a dureza do cotidiano, dando graça e leveza à uma área de lazer. Aliar o uso das rochas a plantas, galhos, folhagens, também cai bem nesse ambiente. Caqueiros, em alguns locais, plantas altas em outros, e mesclar com o uso de peças em madeira, pergolado, são composições que resultam num ambiente bem relaxante.
Além das varandas com proposta gourmet em apartamentos e residências, este tipo de espaço pode ser planejado em terraços.
Os anticatos de mármores e granitos também são excelente opção para usar na área de lazer. Podem ser usados como revestimento de colunas, deck de piscina, parede, piso e ainda podem ser montados compondo mosaicos. Esse último, reflete um trabalho, artesanal e tem a intenção de trazer a natureza à casa. O acabamento fosco e antiderrapante dos anticatos também os fazem um material bastante indicado para esses espaços.
Churrasqueira
Outra característica indispensável na área de lazer dos brasileiros é a churrasqueira, afinal de contas somos bem chegados em um bom churrasco e com isso a churrasqueira é uma peça fundamental. A mesma pode ser pequena, grande, moderna, com forno embutido. O importante é que ela se adeque ao gosto dos proprietários do imóvel.
Nossa dica é usar como revestimento externo da sua churrasqueira as rochas naturais. Ele tanto pode ser na cor clara, como também no preto ou marrom, caso combine com o restante do ambiente.
Jardim
Como já citado acima, a decoração de um lar não envolve apenas as áreas internas, mas também o exterior, afinal, de nada adianta, ter tudo impecável do lado de dentro, enquanto o lado de fora fica sem vida, sem charme.
Como este local é destinado a momentos de lazer é importante possuir plantas de tamanhos e formatos variados, bem como algumas partes também com grama para que atividades diversas possam ser efetuadas. Jardineiras também dão um toque especial e podem trazer beleza alinhada a uma divisão de espaços.
As rochas podem ser bastante usadas também alinhadas ao paisagismo. Seixos, espacato, pedra de rio, brita branca ou bege, placas de mármore formando um caminho, revestimento de jardineiras, pedra portuguesa, são algumas das opções.
Para fazer um projeto de paisagismo bem interessante e completo, combinando elementos vegetais e não-vegetais nos jardins. Seja para compor caminhos, decorar vasos ou fazer forração, as pedras são uma alternativa interessante para quem tem pouco tempo para cuidar desse espaço, mas não abre mão de um visual marcante e bonito.